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Publicado a 08/01/2025

Profissionais e comerciante eletrónicos: os 5 passos para ter sucesso na Black Friday!

O que é a Black Friday1? 
A Black Friday1 nasceu nos Estados Unidos na década de 1960, assinalando a sexta-feira após o Thanksgiving13 como o início das compras de Natal graças a promoções massivas. Chegada à Europa na década de 2010, impôs-se em França como um evento imperdível, particularmente apreciado pelos consumidores e comerciantes para dinamizar as vendas antes do Natal. Este dia de vendas com grandes descontos é agora mais apetecível para os consumidores do que os saldos. São abrangidos todos os universos (viagens, mobiliário, high-tech, moda, etc.).  

Tirar partido da sua Black Friday1 significa destacar-se dos seus concorrentes e colocar-se na pole position para o arranque do Natal! Efetivamente, apenas quatro pequenas semanas separam a Black Friday1 das festividades de Natal. Portanto, é um período crucial para as marcas maximizarem as suas vendas e atraírem novos clientes na sua loja ou loja online. 

Com a aproximação do mês de novembro, é crucial preparar bem as suas estratégias para este período. Ponderar integrar ofertas especiais nos seus produtos que são mais apreciados. Além disso, a importância da Black Friday1 é tal que pode influenciar as tendências do mercado para o resto do ano. Não se esqueça de que a segunda-feira seguinte, muitas vezes chamada Cyber Monday8, prolonga este período de oportunidades comerciais. 

Você quer ter sucesso na Black Friday deste ano? Aqui estão 5 passos fundamentais a seguir para o conseguir!

Black Week FLOA Black Week FLOA

Passo 1: Analise as necessidades dos consumidores para personalizar sua oferta

Antes da Black Friday1, conhecer as expectativas da sua audiência e os pré-requisitos para construir uma estratégia comercial de impacto. Para isso, a sua equipa de marketing deve começar por analisar os dados que pôde recolher e que pode processar. Com base nos resultados obtidos, poderá segmentar e visar as ofertas da sua campanha de correio eletrónico para enviar a oferta certa, à pessoa certa e no momento certo. Esta personalização é a melhor forma de envolver os seus clientes.  

Como pode ver, é crucial compreender as tendências da sua audiência para adaptar as suas ofertas. Para ser bem-sucedido na Black Friday, é essencial ouvir os consumidores.  

 

Proporcionar um cartão de fidelidade também pode ser um recurso para fortalecer o relacionamento com os seus clientes durante esse período.

 

Por exemplo, poderia destacar as seguintes ofertas:

 

  • aos seus potenciais clientes ou aos seus clientes ocasionais, os produtos estrela da Black Friday1, sem esquecer de lhes lembrar a opção da lista de favoritos;
     
  • ao seus clientes fieis, uma experiência inédita convidando-os para um venda privada online na véspera da Black Friday1. Eles terão mais escolha e falarão sobre isso com as pessoas à sua volta. 

     

Passo 1: Analise as necessidades dos consumidores para personalizar sua oferta

Passo 2: Otimize a experiência mobile friendly para ter sucesso na Black Friday1

Durante as promoções da Black Friday1, os sites comerciais têm um forte aumento de tráfego. Deve, por conseguinte, preparar-se para este fluxo de visitantes. Como fazê-lo? Antecipando dois parâmetros essenciais:

 

  • a velocidade de carregamento do seu site;
     
  • a experiência do utilizador (UX4) no telemóvel.

 

Um visitante em cada dois abandona a sua navegação num site se demorar mais de 3 segundos a carregar. Cuidar da ergonomia móvel do seu site irá permitir-lhe, por conseguinte, melhorar a sua taxa de conversão. Uma UX móvel friendly3 simplifica e otimiza o percurso dos seus visitantes. É uma excelente forma de fidelizar os seus utilizadores.  

 

Para ter sucesso na sua Black Friday, certifique-se de que seu site está pronto para este período de forte afluência.

Associada à experiência mobile friendly3 de um site de comércio eletrónico, a nossa experiência UX4 FLOA simplifica a navegação dos seus clientes nas últimas etapas do percurso de compra. Porquê? Porque a nossa oferta FLOA propõe uma experiência de compra otimizada e pode permitir melhorar a taxa de conversão até 20 %5.

 

Passo 2: Otimize a experiência mobile friendly para ter sucesso na Black Friday<sup>1</sup>

Passo 3: Dominar a gestão dos seus stocks para responder à procura

Uma gestão eficiente dos stocks pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua Black Friday. É então fundamental organizar bem os seus stocks para este período. Certifique-se de que seus produtos estrela estão disponíveis.

 

Para gerir o fluxo de encomendas e a reposição de stock durante a Black Friday1, a melhor alternativa está na solução digital dos stocks. Assim, evita as ruturas de stocks prejudiciais a poucas semanas do Natal. Esta solução digitalizada otimiza os seus fluxos. Controla os movimentos em armazém a partir de um único espaço. As encomendas feitas pelos seus clientes são enviadas com maior rapidez. Ao digitalizar a sua gestão de stocks, irá obter uma rastreabilidade completa das suas encomendas de clientes e fornecedores. Em suma, a digitalização:  

 

  • oferece uma melhor localização dos produtos;
     
  • facilita a preparação das encomendas;
     
  • e assegura a recolha das mercadorias.

 

A sua empresa dispõe assim de um acompanhamento mais fiável da entrega para oferecer uma visibilidade total aos seus clientes. 

 

Passo 3: Dominar a gestão dos seus stocks para responder à procura

Passo 4: Escolher diferentes modos de entrega para ter sucesso na sua Black Friday1

Cada site de comércio eletrónico deve propor vários modos de entrega para satisfazer os diferentes perfis de clientes. Deve haver para todos os gostos, e, sobretudo, para todos os orçamentos. Muitos internautas recusam pagar portes de entrega e preferem abandonar o seu carrinho. A solução pode estar em propor-lhes uma entrega de custo reduzido.

  

Uma outra solução consiste em oferecer os portes de entrega a partir de um certo valor de compra: incita os cibernautas a adicionar artigos ao carrinho para atingirem o montante suficiente para portes gratuitos. A opção de pagamento fracionado, detalhada na secção seguinte, será aqui encarada como uma verdadeira vantagem pelos seus clientes para terem acesso a portes gratuitos.

 

Oferecer-lhes uma variedade de opções de entrega também pode tornar-se um trunfo importante para satisfazer as diferentes expectativas dos seus consumidores. Isso também pode ajudá-lo a destacar-se da concorrência.

 

Pense igualmente em propor diferentes transportadoras para oferecer aos seus clientes uma escolha variada. Poderão escolher entre várias empresas, como Colissimo, Chronopost, DHL, UPS, etc. Não se esqueça de selecionar transportadoras locais que propõem ofertas específicas para distancias curtas. 

 

  • Entrega ao domicílio
    O modo de entrega preferido dos internautas
     
  • Entrega expresso
    Entrega em 24h ou 48h, que apresenta um custo mais elevado
     
  • Recolha na loja
    O Click and Collect evita os portes de entrega
     
  • Entrega no ponto de entrega
    O modo de entrega mais económico
     
  • Entrega com agendamento
    Este serviço personalizado apresenta um custo geralmente mais elevado 

     

Escolher diferentes modos de entrega para ter sucesso na sua Black Friday<sup>1</sup>

Passo 5: Escolher métodos de pagamento adaptados para rentabilizar a Black Friday1

Ao diversificar as opções de pagamento no seu site de comércio eletrónico, aumenta as oportunidades de conversão dos carrinhos. O pagamento fracionado (BNPL - ou Buy Now, Pay Later9) tende a democratizar-se e seduz todas as categorias demográficas.  

 

Associar Black Friday e um pagamento em várias prestações é uma combinação vencedora para atrair clientes. É extremamente importante continuar a propor opções de financiamento para satisfazer estes últimos.

 

O serviço «comprar agora, pagar depois» apresenta várias vantagens para os seus clientes:

 

  • distribuir uma despesa ao longo de vários meses;
     
  • poder consumir de imediato para beneficiar de ofertas promocionais reembolsado as compras posteriormente;

 

Enquanto comerciante e e-retailer10, beneficia igualmente de inúmeras vantagens em propor uma solução de pagamento fracionado aos seus clientes:

 

  • aumentar o seu volume de negócios e a sua rentabilidade;
     
  • melhorar a experiência do utilizador;
     
  • fidelizar e angariar novos clientes (graças à taxa de conversão impulsionada em +20 %5).

     

Passo 5: Escolher métodos de pagamento adaptados para rentabilizar a Black Friday(1)

Passe para a oferta FLOA!

A nossa oferta FLOA distingue-se das propostas dos nossos concorrentes: propomos uma solução completa, um acompanhamento ao cliente reconhecido e uma experiência UX4 premiada.

 

Graças à nossa oferta FLOA, o seu cliente opta por pagar as suas compras em 3 ou 411 vezes12, tanto online como nas lojas. Estas soluções de pagamento inovadoras, flexíveis e simples estão disponíveis para as compras: em 3X e 4X, de 50 € a 6000 €;

 

Para tirar partido da sua Black Friday1 e garantir o crescimento do seu comércio eletrónico, a nossa solução de pagamento fracionado FLOA constitui um importante trunfo. Dos 5 passos fundamentais apresentados neste artigo, é o mais simples e o mais rápida de implementar. à taxa de conversão impulsionada em +20%5). 

 

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