Um crédito compromete-o e deve ser reembolsado. Verifique as suas capacidades de reembolso antes de se comprometer.

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Funcionamento das soluções

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Portal do comerciante Floa

Acompanhamento Floa

Pagamento em 3X e 4X Floa

Pagamento diferido Floa

Questões gerais sobre todos os produtos Floa

  • O que é o pagamento Floa 3x e Floa 4x

    Esta solução de pagamento está reservada aos particulares (pessoas singulares maiores de idade) que residam em Portugal e titulares de um cartão de crédito ou débito Visa ou Mastercard cuja data de validade deve abranger a duração do financiamento.

     

    Durante este percurso totalmente online, rápido e seguro, não será solicitado qualquer documento comprovativo.

     

    Os cartões Maestro, NP6, Revolut, American Express e Electron não são aceites.

  • Como funciona o pagamento em 3 prestações por Cartõ Bancário?

    O pagamento em 3 prestações por cartão de crédito ou débito é um pagamento parcelado em 3 prestações segundo o seguinte plano:

    • 1. pagamento no dia da validação da encomenda: um terço do montante total
    • 2. pagamento 30 dias após a validação da encomenda: um terço do montante total
    • 3. e último pagamento 60 dias após a validação da encomenda: um terço do montante total.

    A comissão de abertura é da responsabilidade do cliente ou do comerciante.

    A comissão de abertura, se estiver a cargo do cliente, é dividida pelas 3 datas de pagamento.

  • Como funciona o pagamento em 4 prestações por Cartõ Bancário

    O pagamento em 4 prestações por cartão de crédito ou débito é um pagamento parcelado em 4 prestações segundo o seguinte plano:

    • 1. pagamento no dia da validação da encomenda: um quarto do montante total da encomenda
    • 2. pagamento 30 dias após a validação da encomenda: um quarto do montante total da encomenda
    • 3. pagamento 60 dias após a validação da encomenda: um quarto do montante total
    • 4. e último pagamento 90 dias após a validação da encomenda: um quarto do montante total

    A comissão de abertura é da responsabilidade do cliente ou do comerciante.

    A comissão de abertura, se estiver a cargo do cliente, é dividida pelas 4 datas de pagamento.

  • O cliente pode cancelar o pagamento parcelado?

    Sim, um cliente pode mudar de ideias e invocar o seu direito de retratação. Este tem um prazo de 14 dias consecutivos após a data de validação da sua encomenda.

    Contudo, é obrigatório seguir um procedimento: o cliente deve indicar-nos a sua pretensão por telefone, e-mail ou chat.

    Se o cliente pretender efetuar o seu pedido por correio, deverá utilizar a folha de retratação «pagamento em 4 X» destacável que se encontra nas Condições Gerais do «pagamento em 4 X» no site da FLOA Pay.

    Esta ficha deve ser enviada por correio registado para a seguinte morada: FLOA Bank, SERVICE CONSOMMATEUR – FLOA Bank, 36 rue Messines, 59686 LILLE CEDEX9.

     

  • como funciona o cancelamento de uma encomenda?

    A sua marca é que deve realizar obrigatoriamente o cancelamento parcial ou total nas suas ferramentas e enviar o pedido na API FLOA. Um cancelamento que é tratado no próprio dia será reembolsado a partir do dia seguinte.

     

    Existem dois tipos de cancelamento: total e parcial.

     

    1. No caso de um cancelamento total:

    Depois de o cancelamento ser processado no nosso sistema, a FLOA aciona automaticamente o encerramento do processo e o(s) reembolso(s) dos débitos com a comissão de abertura é(são) efetuadas) a partir do dia seguinte ao cliente.

    Nota:

    • O reembolso é feito sempre para o cartão de crédito utilizado no dia da encomenda.
    • Se o cliente tiver trocado de cartão de crédito entretanto, o reembolso continua a ser possível.
    • Podemos realizar vários reembolsos para o mesmo cancelamento de encomenda (reembolso de cada parcela).
    1. No caso de um cancelamento parcial:

     

    Depois de o cancelamento ser processado no nosso sistema:

          1/ Se o montante do cancelamento for superior às parcelas já cobradas, a FLOA aciona o reembolso do proporcional para o cartão de crédito do cliente e encerra o seu processo.

          2/ Se o montante do cancelamento for inferior às parcelas já cobradas, a FLOA reajusta automaticamente o plano do cliente.

    Nota:

    Em caso de cancelamento parcial, a FLOA não reembolsará a comissão de abertura ao cliente.

     

  • Um cliente pode reembolsar antecipadamente um pagamento 3X ou 4X?

    No âmbito de um pagamento 3X ou 4X FLOA, não é possível reembolsar antecipadamente o seu financiamento.

  • O seu cliente afirma já lhe terem feito o débito, mas a sua encomenda foi recusada.

    Informamos que se trata apenas de uma pré-autorização bancária efetuada a partir do cartão de crédito do cliente. A pré-autorização é efetuada durante a intenção de compra para garantir a solvência do seu cliente. Em seguida, a eliminação da pré-autorização dependerá das condições gerais de venda da sua entidade bancária. Em geral, tem de contar com um prazo de 7 dias úteis.

     

    Se o cliente pretender mais informações sobre este tema, pode consultar o seu gestor bancário, que lhe explicará o processo. 

  • É recusado o pagamento 3X ou 4X a um cliente, pode forçar uma deliberação sobre um processo?

    Conforme está estipulado nas nossas condições gerais, a solução FLOA Pay é uma proposta comercial que está sujeita a uma reserva de elegibilidade.

    • Se é mencionada uma recusa durante um pedido de subscrição, esta recusa é definitiva.
    • A recusa não está obrigatoriamente relacionada com o cliente, que pode indicar ter os fundos na sua conta e não ter tido um incidente bancário. Desta vez, o cliente não poderá beneficiar de um pagamento parcelado. No entanto, poderá ser elegível numa próxima encomenda.
  • O que é o pagamento diferido FLOA?

    O pagamento diferido FLOA permite liquidar as suas compras na totalidade 30 dias após a validação da encomenda.

    Desta forma, no dia da validação da encomenda, o cliente não paga nada (todavia, é realizada uma pré-autorização para controlar a validade do cartão).

    30 dias após o dia da validação da encomenda, o cliente paga a totalidade da sua encomenda, bem como a comissão de abertura.

  • O que fazer em caso de troca de cartão de crédito?

    Os seus clientes podem encontrar todos os seus planos a partir do espaço de cliente e podem trocar o seu cartão de crédito de forma direta e fácil no espaço de cliente FLOA que podem aceder a partir do endereço seguinte: https://particuliers.floapay.com

    De salientar que a troca de cartão não poderá ocorrer se o débito estiver em curso ou ocorrer em menos de 7 dias. Caso contrário, o cliente deverá aguardar alguns dias após a sua data de vencimento. Iremos enviar-lhe um e-mail a pedir para regularizar a sua situação com o seu novo cartão de crédito.

    FLOA, que pode aceder através do endereço seguinte: https://particuliers.floapay.com

  • O seu cliente deseja entrar em contacto com o serviço de apoio ao cliente FLOA?

    Pode pedir ao seu cliente que nos envie o seu pedido por e-mail através do seguinte endereço: contactopt@floa.com

    Também tem a possibilidade de conversar com um assistente por chat a partir do seu espaço de cliente FLOA, acessível no endereço seguinte: https://particuliers.floapay.com

  • Como instalar o FLOA no seu site de e-commerce?

    Pode instalar a FLOA Pay no site de e-commerce de duas formas diferentes:

    • Através de uma integração nativa do FLOA com o seu CMS (Woo Commerce, Magento, PrestaShop)
    • Através da API
    • Através do seu PSP

    Para o canal da loja, não se prevê qualquer instalação nem desenvolvimento específico.

  • Como utilizar as soluções FLOA Pay na loja?

    Não é necessária qualquer instalação para utilizar as soluções FLOA Pay na loja. Colocamos à sua disposição o PORTAL DO COMERCIANTE FLOA, que lhe permite simular, para apresentar de forma fácil e rápida um pagamento parcelado.

    Abaixo encontra uma demonstração da nossa solução de pagamento parcelado na loja:

    https://www.youtube.com/watch?v=7jO7hs7uJ2I

    Mais informações sobre o nosso portal do comerciante se carregar no cliente.

  • O que é o Portal do Comerciante FLOA?

    O Portal do Comerciante FLOA integra as seguintes funcionalidades:

    • Simular os planos de pagamento, os eventuais custos para os clientes e os custos de financiamento para o comerciante relacionado com uma encomenda.
    • Criar uma encomenda,
    • Gerir as suas encomendas: visualizar todos os financiamentos realizados,
    • Anular, total ou parcialmente, uma encomenda efetuada,
    • Extrair os diários de financiamento de uma determinada data,
    • Aceder ao manual de utilização.
  • Como obter os meus acessos ao portal do comerciante Floa?

    Enviamos-lhe por e-mail após ativação das soluções FLOA no seu site.

  • Pretendo alterar informações presentes no portal FLOA Pay, como fazer?

    Para alterar as informações presentes na sua conta, convidamo-lo(a) a criar uma conta JIRA no endereço seguinte: https://cb4x.atlassian.net/servicedesk/customer/portal/1

    Em seguida, pode solicitar a alteração das suas informações utilizando o ticket «apoio de integração».

  • Como fazer uma simulação de pagamento para o seu cliente?

    A partir do menu suspenso através do separador «Simulação de pagamento», ou diretamente a partir do ecrã inicial, indicar o montante pretendido para a simulação.

    Obterá as prestações, bem como o custo total do financiamento, no qual encontrará as possíveis comissões de abertura do cliente. 

  • Como fazer uma simulação de financiamento?

    No menu suspenso, se carregar em «Simulações» e depois em «Financiamento», pode indicar o montante pretendido. Encontrará a descrição do seu financiamento em várias prestações com:

    • O custo total, soma do montante total e de eventuais comissões de abertura do cliente,
    • O montante do financiamento (para o seu cliente), que é a diferença entre o montante total e as despesas de transação a seu cargo.

     

     

     

  • Como funciona a criação de encomendas no portal do Comerciante FLOA?

    No portal do Comerciante FLOA pode criar uma encomenda se entrar através do seu identificador de ligação no seu espaço de parceiro. A partir daí, pode dirigir-se ao separador «Criar uma encomenda» e depois efetuar as etapas seguintes:

    • Preencher as informações do cliente,
    • Preencher as informações da encomenda e visualizar o seu plano de pagamento parcelado.
    • Aceder à página de pagamento FLOA,
    • Validar a sua autenticação 3DS na aplicação móvel,
    • Ser redirecionado para o portal do Comerciante FLOA para validação ou recusa do pagamento.

     

  • Como visualizar a minha encomenda?

    No separador «Gestão de encomendas», tem a possibilidade de ver os detalhes das suas encomendas com o símbolo do olho. Tem acesso aos detalhes da encomenda, à sua referência, estado e informações técnicas relacionadas.

    Também tem acesso aos dados do cliente da pessoa que realizou a encomenda.

  • O que fazer se pretender anular a minha encomenda?

    No separador «Gestão de encomendas», quando se inicia a pesquisa de encomendas, são possíveis 2 tipos de cancelamento:

    • Para um cancelamento «total» da encomenda, o seu banco aciona sistematicamente o reembolso para o cartão de crédito utilizado equivalente ao montante das datas de pagamento já cobradas. O FLOA reembolsa-o(a) dos encargos do cliente e as datas de pagamento futuras serão anuladas.
    • Para um cancelamento «parcial» da encomenda (alteração da encomenda), o seu Banco aciona um reembolso para o cartão de crédito utilizado se o montante da anulação for superior ao montante das datas de pagamento não cobradas. O FLOA não o(a) reembolsa os encargos do cliente em caso de cancelamento parcial e as datas de pagamento futuras serão anuladas.
  • Verificar o estado de uma encomenda; a encomenda foi validada corretamente, recusada?

    Para ajudar a compreender o estado da encomenda, este é o léxico:

    • Autorização em curso: O cliente iniciou a sessão de pagamento, mas ainda não terminou o pagamento. Parou na inserção dos dados bancários ou não preencheu o código 3DS.
    • Autorizado: O cliente passou a 1.ª etapa da sessão de pagamento, mas ainda não terminou o pagamento. Se preencher mal o seu código 3DS, a encomenda não será validada.
    • Recebido: Independentemente do percurso clássico 3X, 4X, 1XD, 3XD ou 10X, o financiamento passou no FLOA. O cliente aguarda feedback do seu banco para que a encomenda seja «oficialmente» cobrada. A 1.ª prestação é recebida pelo comerciante e as comissões pelo FLOA.
    • Cobrado: A encomenda é validada com um feedback do banco do cliente.
    • Recusado: podem apresentar-se dois casos:
      • Caso de Utilização 3X, 4X, 1XD, 3XD:
        • O cliente está na página de pagamento e preenche mal os seus dados bancários. No total, tem três tentativas para preenchê-los bem. Se o bloqueio persistir, o tratamento é recusado (limite do cartão, fundos não disponíveis, cartão de crédito expirado), a encomenda permanece no estado recusada.
      • Caso de UTILIZAÇÃO -
        • : o cliente é recusado devido a um dos seus documentos comprovativos (formato, legibilidade, má correspondência das informações)
        • º caso: o seu orçamento de receitas e despesas não corresponde ao montante da encomenda que é feita
        • º caso: o código 3DS para a assinatura do contrato eletrónico está mal preenchida
      • Anulação em curso: O cliente efetuou uma encomenda que foi validade e o comerciante acaba de realizar ações para anulá-la.
      • Anulado: O cliente efetuou uma encomenda validada, mas que foi anulada em seguida.
      • Anulado, Recebido: Após receção da 1.ª prestação, a encomenda foi anulada.

     

     

    Acabei de anular uma encomenda, mas a informação não está visível.

    Para verificar se o seu cancelamento foi recebido corretamente, atualize a sua página utilizando a tecla F5 do seu teclado.

     

  • A que corresponde o código recusado?

    Para ajudá-lo(a) a compreender melhor o motivo da recusa, estas são as definições dos códigos devolvidos:

     

    • Código 0: (Pagamento OK):
      • no caso de 3X 4X a pré-aprovação está OK.
      • Para DIFERIDO, este estado inicia o financiamento do comerciante, envio de e-mails, etc.
    • Código 1: (Recusa no percurso de crédito longo): é uma recusa gerada pelo FLOA.
    • Código 2 (Recusa de Pagamento): que pode ser uma recusa do banco do cliente, recusa do FLOA por cartão não autorizado, Integração em registos, fraude e também recusa da nossa ferramenta de transações.
    • Código 4 : (Estado indeterminado): Equivale a um KO. É preciso considerar o pagamento como recusado.
    • Código 5 (Canceled (anulado): O cliente abandona o percurso sem o terminar. É uma especificidade dos percursos com pagamentos com mais de 4 recorrências (também chamados crédito longo (CCL)). Neste caso, o envia-nos um código 7.  O cliente pode apresentar um novo processo
    • Anulação em curso: O cliente efetuou uma encomenda que foi validade e o comerciante acaba de realizar ações para anulá-la.
    • Anulado: O cliente efetuou uma encomenda validada, mas que foi anulada em seguida.
    • Anulado, Recebido: Após receção da 1.ª prestação, a encomenda foi anulada.

     

  • Onde encontrar os meus financiamentos?

    Encontrará o financiamento de cada encomenda no separador «comprovativo contabilístico». Tem a possibilidade de filtrar por data, número de encomenda, etc.

    Se tiver dúvidas, pode contactar o serviço de contabilidade do FLOA no seguinte endereço: daffloapay@floa.fr

  • Qual é o prazo de emissão de uma transferência?

    Para os pagamentos em 3 e 4X, a transferência é emitida no D+1.

     

  • Qual é o acompanhamento proposto pelo FLOA?

    Com o FLOA, beneficia de um interlocutor único para acompanhá-lo(a) diariamente após a integração.

     

  • Propõe material de marketing para impulsionar as vendas?

    O FLOA propõe aos seus parceiros:

    • um kit PV para impulsionar as vendas nas lojas
    • um kit web com todos os elementos gráficos personalizáveis para destacar a solução no seu site de e-commerce
    • um acompanhamento UX para aumentar a sua conversão e transformar os seus clientes inativos
    • um acompanhamento com comunicação

    Encontrará mais detalhes neste hiperlink Kit de Marketing - Floapay

  • Qual é o acompanhamento do FLOA para os seus clientes?

    O FLOA disponibiliza aos seus clientes um espaço dedicado no qual estes podem:

    • Encontrar e descarregar os planos em curso e antigos,
    • Alterar um cartão de crédito
    • Contactar o Serviço de Apoio ao Cliente FLOA
    • Regularizar um crédito em incumprimento
  • Quais são as comunicações enviadas aos clientes pelo FLOA?

    O FLOA envia aos seus clientes os planos de reembolso por e-mail, aquando da encomenda e depois 8 dias antes de cada débito.

     

  • Como é que o seu cliente pode regularizar um incumprimento ?

    1/ Com toda a autonomia:

    • Clicando no último link de pagamento que lhe foi enviado por e-mail ou por SMS
    • No espaço cliente FLOA. Seguir o link:

    https://particuliers.floapay.com/

    • Enviando um chegue à ordem de:

    Floa Bank

    Service Recouvrement

    TSA 5001

    33070 BORDEAUX CEDEX

    FRANCE

    2/Ao contactar os nossos serviços de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e ao sábado das 9h às 18h para o número seguinte +351 210 608 010 (número não sobretaxado)