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Publicado a 24/12/2024

6 dicas para impulsionar suas vendas de e-commerce no Natal

A magia do Natal está a aproximar-se! Esta época festiva é também uma fonte de forte atividade para os e-retailer1. Há que antecipar tudo: picos de tráfego no seu site, experiência do cliente, opções de pagamento e entrega. Como proceder? Siga os nossos 6 conselhos-chave para impulsionar2  as suas vendas de comércio eletrónico de Natal.


impulsionar suas vendas de e-commerce no Natal impulsionar suas vendas de e-commerce no Natal

1. Antecipar o pico de tráfego no seu site

Num período de forte afluência com a aproximação do Natal, o seu site deve estar preparado para picos de tráfego. O seu objetivo: evitar a qualquer custo falhas ou lentidão que afetarão negativamente a experiência do utilizador e, consequentemente, as suas vendas. O seu site deve manter sempre um bom desempenho web, ou seja, carregar rápido e bem. Para isso, realize testes prévios num ambiente dedicado, sem esquecer de recorrer aprestadores de serviços de high-tech para saber se o seu equipamento é capaz de lidar com um pico de tráfego. Para o futuro, pode ser oportuno planear as suas ações de acordo com cada época para maximizar as suas hipóteses de estar acessível aos seus visitantes. Ao integrar um calendário dos principais eventos que podem gerar tráfego no seu site, pode gerir melhor o fluxo de visitantes.

 

A rutura de stock também pode transformar-se rapidamente em deceção ou frustração para o seu visitante, e gerar uma perda de receitas. Como evitar isso? Baseie-se nas vendas dos anos anteriores para ter um inventário consistente e adequado. Também recomendamos que trabalhe em estreita colaboração com os seus fornecedores. Informe-se com dois ou três meses de antecedência sobre a sua capacidade de entregar grandes quantidades dos seus atuais best-sellers. Ao preparar-se o melhor possível, garante que cada produto se pode tornar um potencial presente sob a árvore de Natal dos seus clientes. 

 

2 - Criar uma experiência de cliente sem problemas para impulsionar2 as suas vendas de comércio eletrónico antes do Natal

Personalização da experiência do utilizador

A personalização continua a ser a chave do sucesso! Ao analisar as necessidades dos seus consumidores (através da sua ferramenta de medição de audiência ou do seu CRM3) para personalizar a sua oferta, melhora a sua taxa de conversão e reduz a taxa de abandono. Uma experiência de cliente bem-sucedida é uma fidelidade reforçada!

 

Para ajudá-lo no seu estudo de dados comportamentais, demográficos ou geográficos, confie na inteligência artificial através de ferramentas como Hotjar, Inspectlet, Crazy Egg... Ao utilizar essas ferramentas, maximizará as suas hipóteses de criar uma experiência de compra única que impulsionará2 as suas vendas de Natal. 

 

UX mobile friendly4

Hoje em dia, cada vez mais portugueses compram através dos seus smartphones. Um site mobile friendly é essencial para captar a atenção dos compradores em busca do presente perfeito. Portanto, é essencial otimizar a experiência do utilizador (UX) do seu site em dispositivos móveis, apostando na ergonomia e na fluidez. O forte aumento de tráfego no seu site de vendas na aproximação do Natal não deve ser percetível pelos internautas.

 

Uma UX mobile friendly4 fideliza os seus visitantes, dando-lhes mais confiança no seu site e na sua marca. A nossa experiência UX FLOA, associada à experiência mobile friendly de um site de comércio eletrónico, simplifica a navegação dos seus clientes nas últimas etapas do percurso de compra. Resultado? A experiência de compra é otimizada e a sua taxa de conversão aumenta5. Grandes e-retailers1 (Sport 2000, Cdiscount...) já confiam em nós para acompanhá-los e veem a sua taxa de conversão melhorar! Nesta época festiva, certifique-se de que a ergonomia do seu site está pronta e otimizada para receber os seus futuros clientes. 

 

Ofertas adaptadas aos seus produtos

Para impulsionar2 as suas vendas antes do Natal, não se esqueça de propor ofertas relacionadas com sua estratégia de marketing, com base em:

 

  • Bundling6: ofereça aos seus clientes promoções em caso de compra múltipla para incentivá-los a consumir mais;
  • Artigos sazonais favoritos: identifique seus produtos estrela vendidos especificamente por ocasião das festas de Natal para difundir uma oferta comercial adequada;
  • Produtos em destaque: dê destaque a uma promoção pontual combinada com os seus best-sellers do momento.

 

Posicione as suas ofertas no lugar certo no seu site, oferecendo, por exemplo, presentes numa categoria específica. Nesta época festiva, cada oferta deve ser pensada como um potencial presente para os seus clientes. 

 

Comparação de produtos

A comparação de produtos destaca os artigos que interessam aos seus visitantes para avaliá-los mais facilmente. Os seus clientes podem escolher o artigo que mais corresponde aos seus critérios e adicioná-lo diretamente ao seu carrinho. Certifique-se de que o seu conteúdo de comparação é claro e informativo para ajudar os seus clientes a fazer a melhor escolha. Na sua tabela de comparação, pense em inserir um botão que permita aos clientes adicionar diretamente o produto preferido ao seu carrinho de compras ou lista de favoritos.

 

Carrinhos abandonados

Os seus clientes enchem os carrinhos sem validar o pedido? Para incentivá-los a finalizar as suas compras, pode enviar uma notificação push que aparece diretamente no seu computador ou smartphone, um e-mail de marketing personalizado, ou, porque não oferecer uma redução de preço?

 

Não se esqueça que cada carrinho validado pode tornar-se um presente precioso para os seus clientes ou para as suas famílias.

 

3 - Oferecer diferentes soluções de pagamento para aumentar a sua taxa de conversão

Para aumentar a sua taxa de conversão, nada como oferecer opções de pagamento alinhadas às expectativas e necessidades dos seus clientes.

Página de pagamento

Para aumentar a sua taxa de conversão, nada como oferecer soluções de pagamento que satisfaçam as expectativas e necessidades dos seus visitantes. Nesta época de Natal, é crucial melhorar o processo de compra para os seus clientes. Enriquecer o seu conteúdo com informações sobre soluções de pagamento pode tranquilizar os seus clientes e incentivá-los a finalizar as suas compras. 

 

Diferentes opções de pagamento disponíveis: a oferta FLOA

Em seguida, diversifique os métodos de pagamento no seu site de comércio eletrónico. Oferecer um pagamento por CB12 Visa, Mastercard, American Express ou ainda o "Buy Now Pay Later" (BNPL)7 da FLOA. Proporcionar diferentes soluções de pagamento aos seus consumidores pode aumentar significativamente as suas vendas online durante o período de Natal. Ao oferecer uma grande variedade de soluções, responde às necessidades de cada cliente.  

 

  • Comprar artigos beneficiando de ofertas promocionais, com a possibilidade de pagar posteriormente;
     
  • Adicionar mais artigos ao carrinho;

 

Para si, e-retailer1, o pagamento fracionado permite:

 

  • Aumentar o seu volume de negócios;
     
  • Ganhar novos clientes e fidelizá-los;
     
  • Melhorar a experiência do utilizador;
     
  • Não correr riscos, pois os incumprimentos são da responsabilidade do prestador.

 

A nossa oferta BNPL7 é amplamente aclamada pelos consumidores. Fornecemos uma solução completa até 6000 €, mas também acompanhamento de parceiros e clientes reconhecidos (fomos eleitos o serviço ao cliente do ano 20248), e uma experiência UX premiada.

 

4 - Exibir várias opções de entrega

Diferentes modos de entrega

Porque é necessário para todos os gostos e todos os orçamentos, proponha diferentes modos de entrega. Cada opção de entrega proposta pode transformar a experiência de compra dos seus clientes. A escolha é sua: entrega em casa, entrega em ponto de recolha, entrega expressa ou prioritária, click and collect e entrega mediante agendamento. Para reduzir os seus custos de transporte, opte por entregas multidisciplinares. Por fim, selecione várias transportadoras para oferecer uma variedade de opções aos seus clientes, alargando simultaneamente a gama de preços. 

 

Entrega gratuita

Pense também nos consumidores “alérgicos” aos custos de entrega. Para satisfazê-los, ofereça-lhes uma entrega gratuita a partir de um determinado valor de compra. Este truque irá incentivá-los a encher mais o seu carrinho, e permitirá que aumentar o seu volume de negócios. Para ajudar os seus clientes a alcançar a entrega gratuita, ofereça-lhes um pagamento em várias vezes.  A entrega gratuita pode ser vista como um presente adicional para os seus clientes. 

 

Devolução do cliente

Um cliente insatisfeito, na sequência de um artigo danificado ou de tamanho inadequado, exigirá uma devolução ou uma troca. Tome a iniciativa e inclua etiquetas de devolução gratuitas na sua encomenda. Uma política simplificada de devolução continua a ser um critério fundamental para os consumidores que compram online. Cada devolução bem gerida pode reforçar a confiança na sua marca e, acima de tudo, não se esqueça de que as devoluções melhoram a experiência do cliente e fidelizam os seus clientes. Certifique-se também de proteger os seus envios para evitar pacotes desviados ou danificados. 

 

Solução logística digital

Opte por uma organização logística controlada se quiser impulsionar2 as suas vendas de comércio eletrónico no Natal. Em suma, use uma solução de gestão de stock digital baseada em processos de automação, para lhe permitir:

 

  • Otimizar os seus fluxos, incluindo o picking9;
     
  • Obter uma rastreabilidade completa dos seus pedidos de clientes e fornecedores;
     
  • Oferecer total visibilidade aos seus clientes.

 

Não negligencie a embalagem10 do seu produto. Este último reflete a identidade visual da sua marca. A embalagem deve ser fiel à sua imagem, original e atender às expectativas dos consumidores. Uma embalagem cuidada, personalizada e responsável pode fazer toda a diferença, transformando cada compra num presente inesquecível. 

 

5 - Estabelecer uma estratégia de marketing e promocional

Estratégia multicanal

Para implementar uma estratégia multicanal eficiente, interaja com vários pontos de venda digitais (marketplaces11, Instagram) ou posts das suas redes sociais que remetem para o seu site. Isto irá melhorar a sua notoriedade.

 

Antecipar as campanhas de marketing

Com o apoio da sua ferramenta de medição de audiência e do seu CRM3, pode compreender melhor as necessidades dos seus consumidores e, assim, direcionar melhor as suas expectativas. Ao personalizar as ofertas das suas campanhas de e-mail, será capaz de enviar a oferta certa, para a pessoa certa e no momento certo. Com promoções personalizadas e adaptadas aos seus perfis, os seus clientes ficarão mais interessados nos seus produtos. 

 

Estratégia omnicanal de comunicação e aquisição

A utilização de publicidade paga irá complementar a sua estratégia de envio de e-mails. Pode criar anúncios em meios de comunicação relevantes utilizando banners patrocinados, inserções em redes sociais, etc. O objetivo é privilegiar conteúdo variado em todos os canais digitais para seduzir os seus leitores e incentivá-los a comprar. Por exemplo, é possível inserir uma publicidade paga do Facebook que redirecione para a página do Facebook da sua empresa ou diretamente para o seu site. Lembre-se, uma boa estratégia omnicanal pode transformar cada interação numa oportunidade de venda.

 

Banners pop-up

Quem diz festas de fim de ano, diz excelentes oportunidades para usar pop-ups publicitários! Vista o seu site nas cores do Natal e privilegie o formato de banners pop-up para pop-ups clássicos para destacar as suas promoções. Efetivamente, o banner pop-up é mais discreto do que o clássico, permanecendo bem visível em diferentes etapas do percurso do utilizador.

 

Solução de pagamento FLOA

Com a solução de pagamento FLOA (Buy Now Pay Later7), os seus clientes compram e beneficiam de um pagamento fracionado13. Saiba que é perfeitamente possível inserir esta solução de pagamento fracionado na pré-visualização do artigo à venda. Este serviço, oferecido através da nossa oferta FLOA, permite-lhe aumentar consideravelmente as suas hipóteses de conversão e, por conseguinte, o seu volume de negócios. Esta é uma ótima ideia para impulsionar2 as suas vendas durante o período de Natal. Oferecer esta flexibilidade pode ser visto como uma prenda pelos seus clientes.

 

Envolvimento dos clientes

Para estimular o envolvimento dos clientes e alcançar o máximo de pessoas, lance uma competição com prémios como um voucher de compra ou um produto para ganhar. Basta preparar um post e pedir à sua comunidade para partilhá-lo nas redes sociais. Isso também lhe permitirá reforçar a sua presença online. 

 

Programa de fidelidade

Este dispositivo, destinado a recompensar os seus clientes fiéis, melhora consideravelmente a experiência do utilizador. Pense nisso! Comece por dar um nome ao seu programa de fidelidade, atribua valores ao pontos, determine o número de pontos de fidelidade a oferecer e, em seguida, crie uma página de apresentação do seu novo programa de fidelidade no seu site. Pode oferecer pontos de fidelidade aos seus clientes em várias ocasiões:

 

  • Durante a criação da conta de cliente;
     
  • Aquando de um apadrinhamento;
     
  • Para o seu aniversário, etc.

 

Um programa de fidelidade bem concebido pode muitas vezes permitir o desencadeamento de novas encomendas.

 

6 - Organizar o seu serviço de apoio ao cliente

É indispensável tornar o seu serviço de apoio ao cliente facilmente acessível. Recomendamos que adote uma abordagem multicanal: via chat, e-mail e telefone. Assim, responderá aos diferentes  modos de comunicação preferidos pelos seus clientes. A sua equipa, responsável pelo espaço do cliente, deve ser reativa para responder às perguntas dos consumidores ou gerir possíveis problemas encontrados no circuito de compras. Assim, os seus clientes ficarão tranquilos e poderão finalizar as suas compras. Uma questão ou um problema rapidamente resolvido reforça a fidelidade do consumidor. Para libertar as suas equipas, é imperativo criar ou atualizar suas FAQ para responder rapidamente às perguntas recorrentes dos seus clientes. 

Obter as opiniões e notas dos seus clientes depois de terem efetuado compras permite-lhe construir a sua reputação eletrónica. Efetivamente, as opiniões positivas influenciam a sua credibilidade, notoriedade e visibilidade na internet. Interrogue seus clientes, comentários positivos aumentam significativamente sua taxa de conversão, pois criam uma relação de confiança entre os consumidores. A opinião dos outros permite projetar-se mais facilmente na compra de um produto. Quanto às opiniões negativas, elas permitem implementar planos de ação para corrigir as insatisfações detetadas. Tem tudo a ganhar!

 

Como pode ver, deve preparar as festas de Natal com antecedência se quiser impulsionar2 as vendas no seu site de comércio eletrónico. A experiência do cliente deve permanecer no centro das suas preocupações. De nossos seis conselhos, o mais rápido de implementar é o pagamento fracionado. Graças ao pagamento em várias vezes, os seus clientes ficarão mais tranquilos durante este período de grandes despesas e os seus cestos médios serão mais elevados. Juntamente com o pagamento fracionado, a nossa experiência UX(4) FLOA irá ajudá-lo a aumentar a taxa de conversão dos carrinhos através de uma experiência de cliente fluida e ideal. Contacte já a sua equipa FLOA Pay para uma demonstração gratuita! 

 

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