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Publicado a 12/01/2025

O pagamento em 3 ou 4 prestações para a casa | A resposta às novas necessidades

Numa altura em que o setor dos artigos para a casa está a sofrer profundas alterações, com a explosão do mercado de segunda mão, a digitalização acelerada e as novas expectativas dos consumidores, as soluções de pagamento inovadoras surgem como uma alavanca estratégica para os comerciantes. Antoine Roch, um especialista Floa com 10 anos de experiência em web marketing e especialista em retalho1, conta-nos tudo sobre estes novos desafios. Nesta entrevista, revela a sua visão do mercado e explica como o pagamento em 3 ou 4 prestações se tornou essencial para os artigos para a casa. 


O pagamento em 3 ou 4 prestações para a casa | A resposta às novas necessidades  O pagamento em 3 ou 4 prestações para a casa | A resposta às novas necessidades

Porque é que o pagamento em 3 ou 4 prestações é tão popular nos artigos para a casa?

O pagamento fracionado é atualmente uma solução essencial no setor dos artigos para a casa, desde a organização da casa de banho até à compra de eletrodomésticos. O nosso último estudo Kantar confirma-o: 70 %2 utilizam soluções de pagamento fracionado e, destes, 44 %2 utilizam-nas de forma recorrente. Estes números são particularmente significativos, pois demonstram a adoção real destas soluções na vida quotidiana dos consumidores.

 

A França é um dos mercados mais maduros da Europa para pagamentos em 3 ou 4 prestações. Esta posição de liderança não é por acaso. Na atual conjuntura económica, marcada pela inflação e pela crise imobiliária, os pagamentos fracionados respondem a uma necessidade real dos consumidores.

 

O que é particularmente interessante no nosso setor é o facto de os eletrodomésticos (máquinas de lavar louça, micro-ondas, fogões, etc.) e os produtos de alta tecnologia estarem sistematicamente no top 3 das categorias em que Buy now pay later3 é mais utilizado. Isto deve-se ao facto de o custo total destas compras representar frequentemente um investimento considerável para as famílias. 

 

Porque é que o pagamento em 3 ou 4 prestações é tão popular nos artigos para a casa?

Quais são as principais tendências no setor dos artigos para a casa?

Atualmente, estamos a assistir a várias transformações importantes no setor dos artigos para a casa. Um dos mais impressionantes é o espetacular crescimento das compras em segunda mão. Os números falam por si: mais de um em cada cinco móveis2 comprados pelos agregados familiares é um produto em segunda mão, quer seja para a sala de jantar ou o móvel TV. Esta já não é uma tendência marginal, mas uma verdadeira necessidade para as marcas se posicionarem neste segmento.

 

Ao mesmo tempo, observamos uma grande evolução nos modelos de negócio. As marcas pioneiras do comércio eletrónico recorrem cada vez mais ao desenvolvimento de marketplaces(4), alargando a sua oferta e o seu alcance.

 

Para as marcas físicas, a transformação é igualmente significativa. Atualmente, colocam o aconselhamento no centro das suas estratégias, desenvolvendo uma abordagem decididamente omnicanal. Esta evolução é acompanhada pela digitalização contínua das suas atividades, para criar uma experiência do cliente harmoniosa entre o online5 e o offline7.

 

É um setor em rápida evolução, onde a inovação e a adaptação a novos padrões de compra são essenciais para nos mantermos competitivos. 

 

Quais são as principais tendências no setor dos artigos para a casa?

Como é que o BNPL se adapta a estas novas utilizações?

O crescimento do BNPL3 no setor dos artigos para a casa é particularmente dinâmico. Hoje, podemos dizer que o pagamento fraccionado foi amplamente adotado pelos intervenientes do setor dos artigos para a casa, para a compra de grandes eletrodomésticos, por exemplo, ou para a compra de mobiliário de design. Já não se trata de uma opção, mas de uma verdadeira necessidade estratégica.

 

O que é interessante é a crescente atenção dada à experiência do utilizador. Os comerciantes procuram soluções de pagamento seguras que ofereçam aos seus clientes uma experiência de compra sem falhas. Esta exigência é perfeitamente compreensível quando se considera que o pagamento representa o último ponto de contacto na experiência do cliente. Este é um momento-chave que não pode ser ignorado.

 

A inovação está também no centro das estratégias dos diferentes intervenientes do BNPL3. Trabalhamos constantemente para proporcionar experiências cada vez mais agradáveis aos clientes. Este é um setor onde não nos podemos dar ao luxo de permanecer estáticos: as expectativas dos consumidores evoluem rapidamente e as nossas soluções têm de acompanhar, ou mesmo antecipar, estas mudanças.

 

Esta dinâmica de inovação constante permite-nos manter vias de pagamento por cartão bancário que satisfazem perfeitamente as necessidades dos comerciantes e dos consumidores. 

 

Como é que o BNPL se adapta a estas novas utilizações?

Que soluções inovadoras oferece a FLOA ao setor?

Na FLOA, a inovação está no nosso ADN. Desenvolvemos constantemente novas soluções de pagamento para responder às expectativas do mercado. Combina um percurso do cliente inovador com uma oferta de pagamento fraccionado que promove a economia circular. Em termos práticos, os nossos clientes podem pagar mensalmente os seus produtos tecnológicos a um preço baixo graças a opções que incentivam o recondicionamento. Para os nossos comerciantes parceiros, esta solução constitui um forte sinal a favor de uma política de RSE ambiciosa7.

 

A nossa forte orientação para os dados é outra grande vantagem. Graças à experiência das nossas equipas de Pontuação e Fraude, podemos aperfeiçoar as taxas de aceitação e oferecer KPIs transparentes. Esta abordagem baseada em dados8, combinada com a nossa experiência multissetorial, permite-nos oferecer soluções personalizadas que se adaptam perfeitamente às necessidades de cada comerciante. 

 

Que soluções inovadoras oferece a FLOA ao setor?

Como é que a FLOA apoia concretamente os seus parceiros?

A nossa força na FLOA reside na nossa abordagem global de acompanhamento. Adquirimos uma verdadeira experiência no universo do retalho1 e um conhecimento profundo das expectativas dos intervenientes no setor. Mas o que realmente nos distingue é o nosso empenho em colocar as pessoas no centro da nossa estratégia.

 

Os nossos especialistas estão presentes em todas as fases: no início, durante a integração9 e ao longo de toda a parceria. Esta presença contínua permite-nos explorar plenamente a utilização das nossas soluções de pagamento fraccionado e aumentar as vendas dos nossos comerciantes parceiros.

 

Oferecemos um acompanhamento verdadeiramente personalizado, com KPIs transparentes e uma monitorização regular do desempenho. É esta combinação de conhecimentos técnicos e acompanhamento humano que faz a diferença no sucesso das nossas parcerias.

 

Gostaria de saber mais sobre as nossas soluções de pagamento fraccionado para o setor dos artigos para a casa? Com mais de 15 000 parceiros que já depositaram a sua confiança em nós, a FLOA é um dos líderes franceses em pagamentos fracionados. Antoine Roch e todos os nossos especialistas estão à sua disposição. Solicitar uma demonstração personalizada! 

 

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