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Publicado a 09/12/2022

6 dicas para impulsionar suas vendas de e-commerce no Natal

A magia do Natal aproxima-se rapidamente! Este período de festividades é também uma fonte de grande atividade para os retalhistas online(1). É preciso antecipar tudo: picos de tráfego no seu site, experiência do cliente, opções de pagamento e entrega. Mas como fazer tudo isso? Siga as nossas 6 dicas-chave para impulsionar as suas vendas de e-commerce no Natal.

impulsionar suas vendas de e-commerce no Natal impulsionar suas vendas de e-commerce no Natal

1. Antecipar o pico de tráfego no seu site

Quando o Natal se aproxima, o seu site precisa estar preparado para os picos de tráfego que irá enfrentar. O objetivo central é evitar a todos os cuntos os acidentes ou as lentidões que irão afetar negativamente a experiência do utilizador e, portanto, as suas vendas.

Idealmente, o seu site deve manter um bom desempenho web, ou seja, carregar rápido e bem. Para isso, realize testes num ambiente dedicado antes, sem esquecer de consultar fornecedores de alta tecnologia para saber se o seu site é capaz de suportar um pico de tráfego.

A rutura de estoque também pode se transformar rapidamente em deceção ou frustração para o seu visitante e ocasionar perda de receita. Como evitar que isso aconteça? Use como parâmetro as vendas dos anos passados para ter um inventário consistente e suficiente.

Também recomendamos que se aproxime dos seus fornecedores e que trabalhem juntos para alinhar expectativas. Solicite-os com dois ou três meses de antecedência para conhecer a sua capacidade de entregar, em grandes quantidades, os seus best-sellers do momento.

2. Criar uma experiência do cliente otimizada para impulsionar as suas vendas de e-commerce antes do Natal

Personalização da experiência do utilizador

A personalização é a chave para o sucesso! Ao analisar as necessidades dos seus consumidores para personalizar a sua oferta, consegue melhorar a sua taxa de conversão e reduzir a taxa de abandono. Isso pode ser feito por meio de uma ferramenta de medição de audiência ou do seu CRM(2).
Afinal, uma experiência do cliente bem-sucedida garante uma fidelização reforçada! Para ajudá-lo a estudar dados comportamentais, demográficos ou geográficos, confie na inteligência artificial, através de ferramentas como Hotjar, Inspectlet e Crazy Egg.

Experiência do utilizador (UX) mobile friendly(3)

Hoje, cada vez mais portugueses compram por meio dos seus smartphones. É, portanto, essencial otimizar a experiência do utilizador (UX) no seu site, que deve ser adaptado a dispositivos móveis, com ergonomia e fluidez.

Com a aproximação do Natal, o forte aumento de tráfego no seu site de e-commerce não deve ser percetível para os visitantes. Uma experiência do utilizador mobile friendly fideliza os seus visitantes, conferindo-lhes mais confiança no seu site e na sua marca.

A nossa expertise UX FLOA, combinada com uma experiência mobile friendly, simplifica a navegação dos seus clientes nas últimas etapas do funil de vendas no seu site de e-commerce. Resultado? A experiência de compra é otimizada e a sua taxa de conversão aumenta(4). Grandes retalhistas online já confiaram na FLOA para acompanhá-los e ver a sua taxa de conversão aumentar!

Ofertas adaptadas aos seus produtos

Para impulsionar as suas vendas antes de Natal, não se esqueça de propor ofertas relacionadas com a sua estratégia de marketing, apoiando-se em:

● Bundling: ofereça aos seus clientes promoções em caso de compra múltipla para os incentivar a comprar mais;

● Artigos sazonais favoritos: identifique os seus produtos emblemáticos vendidos especificamente por ocasião das festas de Natal e, assim, propor uma oferta comercial adaptada;

● Produtos em destaque: destaque uma promoção pontual junto aos seus campeões de vendas atuais.

● Posicione as suas ofertas no lugar certo no seu site ao, por exemplo, oferecer brindes numa categoria específica de produtos.

Comparação de produtos

A comparação de produtos destaca os artigos que interessam aos visitantes do seu site. O objetivo é ajudá-los a decidirem se com mais facilidade. Os seus clientes podem escolher o item que melhor atende aos seus critérios e adicioná-lo diretamente ao carrinho. Na tabela de comparação, insira um botão que permita que os clientes adicionem o produto selecionado ao carrinho de compras ou à lista de favoritos.

Carrinhos abandonados

Os seus clientes costumam preencher os seus carrinhos de compras sem validar o seu pedido? Para incentivá-los a concluir as suas compras, poderá enviar uma notificação push, que aparecerá diretamente no seu computador ou smartphone. Também poderá enviar um e-mail de marketing personalizado ou, ainda, oferecer-lhes um desconto de preço. Tudo depende da sua estratégia comercial.

3. Oferecer diferentes opções de pagamento para impulsionar as suas vendas de e-commerce no Natal

Para aumentar a sua taxa de conversão, nada como oferecer opções de pagamento alinhadas às expectativas e necessidades dos seus clientes.

Página de pagamento

Primeiro passo: otimizar a sua página de pagamento para evitar perder o seu visitante. Dê preferência a uma única página, pois quanto mais páginas houver, mais o utilizador corre o risco de ficar desanimado e desistir do carrinho de compras. Além disso, não exija que os seus leads se inscrevam no seu site no momento do pagamento. Quanto mais simples e fluida for a etapa de pagamento, maiores serão as oportunidades de conversão do carrinho.

Diferentes opções de pagamento disponíveis: a oferta FLOA

Em seguida, diversifique os métodos de pagamento no seu site e-commerce. Ofereça um pagamento por cartão Visa, Mastercard, Multibanco, American Express ou ainda o "Buy Now Pay Later" (BNPL)(4) da FLOA.

Esta solução está a se democratizar cada vez mais. O motivo? As muitas vantagens que oferece para os clientes, que conseguem:

● Controlar o seu orçamento;
● Comprar artigos beneficiando-se de ofertas promocionais, com a possibilidade de pagar posteriormente;
● Desfrutar das compras ao adicionar mais itens ao carrinho;
● Evitar os bloqueios ligados aos limites máximos do cartão, especialmente nos casos de compras de alta tecnologia.

Para um retalhista online, o pagamento diferido poderá:

● Aumentar o seu volume de negócios;
● Fazê-lo ganhar novos clientes e fidelizá-los;
● Melhorar a experiência do utilizador (UX);
● Trazer segurança, pois os pagamentos em atraso são da responsabilidade do prestador desta solução. Não correrá nenhum risco!

A oferta "Buy Now Pay Later" (BNPL) (4) da FLOA é amplamente aclamada pelos consumidores. Oferecemos uma solução completa até 2.500€, além de um apoio reconhecido a parceiros e clientes (eleito o serviço ao cliente do ano 2023), e uma experiência UX premiada em muitas ocasiões (Prémio de Ouro no CX Awards 2021).

4. Apresentar várias opções de entrega

Diferentes métodos de envio

Para agradar a todos os gostos e orçamentos, proponha vários métodos de entrega. Poderá escolher entre: entrega ao domicílio, entrega em pontos de entrega, entrega expressa ou prioritária, além do click and collect e entrega com marcação.

Para reduzir o seu custo de transporte, opte por entregas multidestinatários. Por fim, selecione várias operadoras para oferecer uma variedade de opções para seus clientes, estendendo a faixa de preço de acordo com o orçamento.

Custos de envio gratuitos

É importante pensar também nos consumidores “alérgicos” aos custos de entrega. Para satisfazê-los, ofereça frete grátis a partir de um determinado valor de compra. Esta astúcia irá incentivá-los a encher ainda mais o carrinho, o que lhe permitirá aumentar a sua receita. Para ajudar os seus clientes a alcançarem o limite de valor do frete grátis, ofereça um pagamento diferido. Eles poderão se divertir e comprar mais ao mesmo tempo que controlam o orçamento.

Devoluções simplificadas

Um cliente insatisfeito por causa de um item danificado ou tamanho inadequado, exigirá um retorno ou troca. Para facilitar este processo, antecipe-se: coloque etiquetas de devolução gratuita dentro do pacote das encomendas. Uma política de devolução simplificada continua a ser um critério fundamental para os consumidores que compram online.

Lembre-se de que as devoluções facilitadas melhoram a experiência do cliente e aumentam a fidelização dos compradores. Fazer um seguro para cobrir as suas mercadorias e proteger o seu fluxo de caixa também será muito útil em caso de encomendas perdidas ou danificadas.

Solução de logística digitalizada

Opte por uma logística organizada se quiser impulsionar as suas vendas de e-commerce no Natal. Para isso, utilize uma solução de gestão de estoque digital baseada em processos de automatização para:

● Otimizar os seus fluxos, especialmente o picking(6);
● Obter uma rastreabilidade completa das encomendas de clientes e fornecedores;
● Dar visibilidade total aos seus clientes.

Não negligencie o packaging(7);

5. Estabelecer uma estratégia de marketing e de promoção

Estratégia multicanal

Para implementar uma estratégia multicanal bem-sucedida, procure vários pontos de venda digitais (marketplaces, Instagram) ou, ainda, elabore uma estratégia de conteúdo com posts em redes sociais que apontem para o seu site. Assim, ganhará mais notoriedade.

Antecipação das campanhas de marketing

Com a sua ferramenta de medição da audiência e CRM(2), poderá entender melhor as necessidades dos seus consumidores e direcionar as suas expectativas com eficiência. Ao personalizar as ofertas das suas campanhas de e-mail, poderá enviar a oferta certa, para a pessoa certa e no momento certo. Com promoções personalizadas e adaptadas a cada perfil, os seus clientes irão ficar mais interessados nos seus produtos!

Estratégia omnicanal de comunicação e aquisição

Usar anúncios pagos irá complementar a sua estratégia de e-mail. Dessa forma, poderá criar anúncios em médias relevantes, usando banners patrocinados, inserções nas redes sociais, entre outros. O objetivo é priorizar vários conteúdos em todos os canais digitais para atrair interessados e, assim, incentivá-los a comprar. Por exemplo, é possível inserir um anúncio pago do Facebook que aponte para a página do Facebook da sua empresa ou diretamente para o seu site.

Banners pop-up

As festas de fim de ano são ótimas oportunidades para usar anúncios pop-up! Vista o seu site com as cores do Natal e dê preferência ao formato dos banners pop-up aos pop-ups clássicos para destacar as suas promoções. Isso porque o banner pop-up é mais discreto do que o clássico, mantendo-se bem visível em diferentes estágios da jornada do cliente.

A solução de pagamento FLOA

Com a solução de pagamento FLOA (Buy Now Pay Later(4)), os seus clientes podem comprar e se beneficiar de um pagamento fracionado. Saiba que é perfeitamente possível inserir essa opção de pagamento fracionado na pré-visualização do produto à venda. Este serviço, oferecido através da nossa oferta FLOA, permite que aumente significativamente as suas oportunidades de conversão e, portanto, a sua receita.

Aumentar o engajamento dos clientes

Para engajar os seus clientes e alcançar o maior número possível de pessoas, faça um concurso com um voucher ou produto de brinde da sua marca. Basta preparar um post e pedir à sua comunidade para compartilhá-lo nas redes sociais. Uma excelente forma de ganhar visibilidade!

Programa de fidelização

Este dispositivo, destinado a recompensar os seus clientes fiéis, permite melhorar (e muito!) a experiência do utilizador. Comece dando um nome ao seu programa de fidelização. Depois, atribua um valor ao ponto, determine quantos pontos vai oferecer e crie uma página explicativa dedicada ao seu novo programa no seu site.

Poderá oferecer pontos de fidelização aos seus clientes em várias ocasiões:

● No momento da criação da sua conta de cliente;
● No momento do apadrinhamento;
● No aniversário dos clientes, entre outras datas importantes.

6. Organizar o seu serviço ao cliente

É essencial facilitar o acesso ao seu serviço ao cliente. Recomendamos fortemente uma abordagem multicanal: via chat, e-mail e telefone. Assim, responderá aos modos de comunicação favoritos dos seus clientes.

A sua equipa, responsável pela área do cliente, deve ser responsiva para responder às perguntas dos consumidores ou lidar com possíveis problemas encontrados na jornada de compra. Isso garantirá que os seus clientes se sintam seguros e possam concluir as suas compras.

Além disso, uma questão ou um problema rapidamente resolvido reforçam a lealdade do consumidor. Para otimizar o tempo das suas equipas, é imperativo criar ou atualizar suas perguntas frequentes para responder rapidamente às perguntas recorrentes dos seus clientes.

Outro ponto importante é obter avaliações e classificações dos seus clientes após a compra, pois isso ajuda a estabelecer a sua reputação digital. As avaliações positivas influenciam a sua credibilidade, notoriedade e visibilidade na Internet. Pergunte aos seus clientes: comentários favoráveis contribuem para aumentar significativamente a sua taxa de conversão, porque eles criam uma relação de confiança entre os consumidores.

A opinião positiva das pessoas torna mais fácil projetarem-se na compra de um produto. Quanto aos pareceres negativos, permitem-lhe pôr em prática planos de ação para remediar as insatisfações detetadas. Ou seja, tem tudo a ganhar com as avaliações dos clientes!

Com as festividades de Natal, é essencial se preparar antecipadamente se quiser impulsionar as vendas no seu site e-commerce. Para isso, a experiência do cliente deve permanecer no centro das suas preocupações.

Das nossas seis dicas, a mais rápida de implementar é o pagamento fracionado. Graças ao pagamento diferido, os seus clientes irão ficar mais tranquilos durante esse período de alto gasto. Além disso, o ticket médio será mais alto e os bloqueios relacionados a limites de cartão serão evitados.

Graças ao pagamento fracionado, a nossa experiência UX FLOA irá ajudar-lhe a aumentar a taxa de conversão dos carrinhos de compras por meio de uma experiência cliente fluida e otimizada. Entre em contacto com a nossa equipa FLOA para uma demonstração gratuita!

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