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Publicado a 19/09/2023

Comércio eletrónico São Valentim: 5 conselhos para estimular as suas vendas

Para si, comerciante de comércio eletrónico, o dia de São Valentim constitui a oportunidade de auxiliar os seus clientes, na esperança de que estes realizarão as suas compras no seu site internet. 


Faltam-lhe ideias? Aqui estão 5 conselhos para se destacar dos seus concorrentes e aumentar o seu volume de negócios. 


Defina os segmentos do seu Dia dos Namorados com antecedência Defina os segmentos do seu Dia dos Namorados com antecedência

Conselho n° 1: identifique previamente os seus segmentos do dia de São Valentim

O dia de São Valentim não é apenas um dia para agir de modo a que uma pessoa especial se sinta apreciada; trata-se também da oportunidade de se destacar e de tornar a experiência de compra tão personalizada quanto possível para o seu cliente.


Comece por segmentar a sua clientela. No dia de São Valentim, a forma mais típica de segmentar é aquela por destinatário do presente, criando "presentes para ele / ela".


Depois de ter identificado os segmentos que deseja criar, pode passar para as campanhas promocionais por e-mail sobre o tema do dia de São Valentim, para estes segmentos utilizando uma marcação UTM* única para cada um. Estes links de tracking (acompanhamento) permitem que meça o desempenho de cada campanha, e devem depois conduzir a um guia de presentes pertinentes para o segmento de um determinado cliente.


Uma outra ideia de segmentação consiste em criar um segmento de clientes que não efetuaram compras durante a sua campanha para o dia de São Valentim. Alguns dias antes do dia D (quando já é demasiado tarde para encomendar algo e recebê-lo a tempo), envie um e-mail de lembrete aos seus clientes propondo-lhes cartões-presente eletrónicos. Esta dica irá permitir aumentar o seu volume de negócios, satisfazendo os clientes que se encontram numa situação de urgência.


Conselho n° 2: publique banners na página principal fazendo a promoção dos produtos dedicados ao dia de São Valentim

Quando os consumidores começam a navegar pela Internet em busca de ideias de presentes e de experiências para o dia de São Valentim, as lojas online devem estar preparadas bem antes do dia 14 de fevereiro. Esteja atento logo à página principal do seu site Internet. Par exemple, pode instalar banners sobre o tema do dia de São Valentim destacando os best-sellers do ano passado, ou criar, para a ocasião, uma rubrica de produtos dedicados, tal como abordado no conselho n°1.


Apresenta faixas na página inicial a promover produtos do Dia dos Namorados

Conselho n° 3: crie guias de presentes úteis

O dia de São Valentim pode gerar algum stress para certas pessoas. Claro que as pessoas querem oferecer à sua cara-metade algo importante, mas comprar o presente certo é, por vezes, difícil. Com milhares de sites Internet disponíveis em 2 cliques, como fazer para se destacar dos sites dos outros?


Facilite as decisões de compra dos seus clientes fornecendo-lhes guias de presentes úteis (para ele / para ela / para nós). Pode tirar proveito dos produtos destes guias, propondo recomendações de produtos adicionais que se associam bem ao produto que o cliente está a ver (como uma mala para associar a uma roupa ou um vinho de alta qualidade para acompanhar uma refeição).


Por exemplo, depois de ter clicado no banner da página inicial (conselho n°2), o potencial cliente é dirigido para diversas opções de presentes para o dia de São Valentim. Para cada produto ou serviço proposto, mostre ao lado produtos ou serviços adicionais. esta técnica, designada cross-selling**, constitui um meio inteligente para facilitar a descoberta de produtos e, assim, aumentar o valor médio dos tickets.


Conselho n° 4: ofereça os portes e vantagens adicionais

Como se costuma dizer, são por vezes as pequenas coisas que fazem a grande diferença. Depois de chamar a atenção para o seu site Internet com um guia de presentes e de ofertas promocionais, tente aumentar o valor médio do ticket oferecendo os portes com um limite mínimo de compras.


Dica: será mais fácil para os seus clientes aguardar uma entrega gratuita se propuser um pagamento parcelado. Porquê? Para descobrir com o conselho n°5!


Por fim, ofereça aos seus clientes uma embalagem-presente gratuita para lhes mostrar que os aprecia.


Oferecer entrega gratuita e vantagens adicionais

Conselho n°5: proponha o pagamento parcelado para estimular o seu ticket médio

Apenas algumas semanas depois das compras de Natal, os orçamentos são por vezes curtos. Seria uma pena falhar vendas por causa de problemas de tesouraria.


Facilite as compras dos seus clientes ao propor facilidades de pagamento.


Proponha o pagamento em vários FLOA. E isto, logo na página do produto, para evitar perder potenciais clientes reticentes com o preço final.

Assim, permite aos seus clientes:


  • poder consumir de imediato e assim beneficiar de ofertas promocionais reembolsando as compras posteriormente

  • distribuir as despesas do dia de São Valentim por vários meses

  • evitar os constrangimentos ligados aos limites dos cartões bancários rapidamente atingidos, como, por exemplo, nas viagens

Para si, comerciante de comércio eletrónico, o pagamento parcelado permite:

  • aumentar o seu volume de negócios e a sua rentabilidade, eliminando certos obstáculos à compra

  • melhorar a experiência utilizador, facilitando e fluidificando a etapa do pagamento

  • fidelizar e angariar novos clientes, propondo um serviço de valor acrescido (+20 % taxa de conversão***)

  • e tudo sem assumir qualquer risco, dado que recebe de imediato e na integralidade, ficando os incumprimentos por nossa conta

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