5. Medir a satisfação do cliente através da avaliação  
  
 
Após a receção do produto, seja este do agrado do cliente ou não, é importante saber como correu a sua experiência com a marca.
 
O objetivo consiste em avaliar os níveis de satisfação, identificar os pontos fracos e fortes e melhorar a experiência do cliente.
 
Os nossos conselhos de otimização nesta etapa: 
 
    - enviar inquéritos de satisfação;
  
    - percorrer as redes sociais para analisar comentários sobre a sua marca;
  
    - utilizar as opiniões positivas em campanhas de marketing e conteúdos;
  
    - identificar pontos de melhoria e implementar um ações corretivas;
  
    - actualizar a descrição das buyer persons6 em função do feedback dos clientes.
 
 
 
6. Oferecer um serviço pós-venda sólido para manter a relação com o cliente
 
O cliente pode enfrentar dificuldades com o produto. Um serviço pós-venda eficiente é essencial para mostrar que a relação com o cliente não termina após a compra.
 
O objetivo consiste em mostrar que a ligação que criou com o cliente, no momento da compra, não terminou.
 
Os nossos conselhos de otimização nesta etapa: 
 
    - formar as equipas por forma a oferecerem um serviço atencioso, reativo e proativo;
  
    - disponibilizar um sistema de acompanhamento de encomendas;
  
    - oferecer soluções rápidas para problemas comuns;
  
    - oferecer compensações em caso de problemas graves;
  
    - contactar o cliente após a resolução do problema.
 
 
 
7. Criar um sentimento de pertença para favorecer a fidelização  
 
Um cliente satisfeito tem grandes hipóteses de se tornar um cliente fiel, desde que o ajude!  
 
O objetivo consiste em mostrar o seu reconhecimento, em criar um sentimento de pertença a uma comunidade e fazer com que o cliente deseje voltar a comprar na sua loja online.  
 
Os nossos conselhos de otimização nesta etapa: 
 
    - ter uma visão de 360° de cada cliente, centralizando todos os dados que lhes digam respeito;
  
    - desenvolver de um programa de fidelização;
  
    - oferecer conteúdos úteis e relevantes;
  
    - segmentar a sua base de dados;
  
    - automatizar determinadas comunicações-chave;
  
    - personalizar a interação em função das preferências e dos hábitos do cliente;
  
    - oferecer vantagens exclusivas aos clientes leais.
 
 
 
8. Manter uma ligação para que os clientes desejem recomendá-lo
 
O cliente satisfeito e fiel pode tornar-se embaixador da sua marca! O objetivo consiste, assim, em aumentar a sua visibilidade através do boca-a-boca.
 
Os nossos conselhos de otimização nesta etapa: 
 
    - propor um programa de referenciação atrativo para o cliente;
  
    - destacar os testemunhos positivos na sua loja online e nas redes sociais;
  
    - recompensar os embaixadores.
 
 
 
Com estes 8 conselhos, pode compreender melhor os seus clientes, em cada uma das etapas da jornada de compra, aumentar a taxa de conversão e alcançar os seus objetivos de fidelização e de recomendação!