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Publicado a 31/07/2023

Como evitar carrinhos abandonados ?

Os abandonos dos carrinhos são um verdadeiro desafio para os seus comerciantes de comércio eletrónico. Na FLOA, sabemos bem o que isso é! UX1, percursos de compra e soluções de pagamento são alguns dos elementos que podem explicar os carrinhos abandonados. Para ajudar a melhorar a sua taxa de conversão e aumentar as suas vendas, damos-lhe alguns conselhos. Segue-se tudo o que tem de saber para minimizar os abandonos dos carrinhos.

Carrinhos abandonados Carrinhos abandonados

Como explicar os abandonos dos carrinhos?

Experiência do utilizador e percurso de compra

O UX1 e o percurso de compra são essenciais para o sucesso do seu site de e-commerce. Vários fatores podem causar o abandono do carrinho. Por exemplo:

  • um menu complexo e não intuitivo;

  • uma navegação no site demasiado complicada;

  • demasiada informação para ler;

  • ou, pelo contrário, falta de transparência e clareza, sobre a entrega, por exemplo;

  • um design pouco estético ou até obsoleto;

  • muitas informações para preencher para finalizar a encomenda;

  • ausência de avaliações de clientes.

Aspeto técnico do site

O aspeto técnico também pode ser a causa dos carrinhos abandonados, originando uma taxa de conversão baixa. Nomeadamente:

  • um tempo de carregamento das páginas demasiado longo;

  • dificuldades para passar de uma página para outra, por exemplo, com botões que funcionam mal, nomeadamente no telemóvel;

  • um site com non responsive design2;

  • bugs inoportunos.

Os seus visitantes precisam de instantaneidade e de fluidez, correndo o risco de ficarem desencorajados e saírem do seu site.

Sítio responsivo para vários dispositivos

Checkout3

A fase de check-out3 é fundamental. Quase 70 % dos compradores abandonam o seu carrinho4 antes de validar a compra. Seguem-se os motivos que podem provocar o abandono de um carrinho:

  • criação de uma conta de cliente obrigatória;

  • formulário muito longo para preencher;

  • etapas não anunciadas que podem desencorajar o consumidor;

  • falta de ofertas de soluções de entrega;

  • custo demasiado elevado das despesas de entrega;

  • falta de opções no modo de pagamento.

Checkout

Como evitar carrinhos abandonados?

Felizmente, todos estes problemas têm uma solução! Estes são os nossos conselhos.

Otimizar a experiência do utilizador e o percurso de compra

No FLOA, somos especialistas em experiência do utilizador. Em 2022, a experiência do cliente FLOA foi novamente reconhecida com o prémio «GOOGLE UX finance benchmark5 » que identifica os melhores percursos UX1. Estes são os nossos conselhos para otimizar o UX1 do seu site e aumentar a sua taxa de conversão:

  • apresentar um menu simples e intuitivo de navegação fácil;

  • propor um conteúdo leve, claro, dinâmico e visual (imagens, vídeos, infografias);

  • propor um design estético e moderno;

  • ser transparente mesmo antes da encomenda sobre as informações relacionadas com a entrega (custos e formas de envio) e sobre a política de devolução e de reembolso;

  • apresentar as avaliações dos clientes, por exemplo, destacando a nota média atribuída ao produto/serviço e disponibilizando um link que redireciona para os comentários).

O essencial é dar confiança ao seu visitante. Incuta-lhe desejo e desperte o seu interesse. Por fim, tente ao máximo facilitar a sua visita e o seu percurso de compra.

Percurso de compra

Melhorar o aspeto técnico do site

Melhorar o aspeto técnico do seu site pode ajudar a reduzir os abandonos dos carrinhos. Para isso, precisa antes de mais:

  • de ter um site responsivo2, ou seja, acessível e de leitura fácil, tanto no ecrã de um computador como num tablet ou smartphone;

  • de limitar ao máximo o tempo de carregamento das páginas: evitar que estas sejam demasiado pesadas, oferecendo uma estrutura simples!;

  • de estar vigilante quanto aos potenciais bugs no seu site: em colaboração com a sua equipa de TI6 ou com o prestador de serviços que gere o seu site de e-commerce.

Melhorar o desempenho do carregamento do sítio web

Otimizar o check-out3

O check-out3, sendo a última etapa do percurso do cliente, é a mais importante. 20 % dos consumidores abandonam um carrinho cheio7. Otimizar o check-out3 é essencial. Vamos dizer-lhe como fazê-lo!

  • propor efetuar uma encomenda em modo convidado para ser mais rápido: nada o impede de, no fim, propor ao cliente que finalize a criação da sua conta para beneficiar de serviços gratuitos complementares (ofertas personalizadas, subscrição da sua newsletter etc.);

  • apresentar um formulário simples e de rápido preenchimento;

  • exibir as etapas do processo de check-out3;

  • propor diferentes soluções de entrega com idealmente pelo menos uma opção gratuita (ex.: levantamento num ponto de recolha);

  • disponibilizar várias formas de pagamento: cartão bancário, Apple Pay, PayPal, Paylib, etc.;

  • oferecer soluções de financiamento: de pagamento, pagamento fracionado, etc.

Otimizar o checkout

FLOA: e se pagar se tornasse simples com um líder francês?

Na FLOA, somos especialistas em soluções de pagamento para o ajudar a aumentar a sua taxa de conversão. Pagamento fracionado, pagamento diferido, etc., facilitamos o pagamento dos seus clientes para lhes permitir validar a sua compra sem demora.

O pagamento fracionado é simples com FLOA! As vantagens são várias para si:

  • suportamos os riscos de fraude e de falta de pagamento; é uma segurança para si;

  • tem um pagamento integral de toda a encomenda em 48h;

  • possuímos o sistema 3D Secure para tornar as transações seguras;

  • a integração no seu site de e-commerce é simples e rápida.

  • por fim, é, sobretudo, uma boa forma de aumentar a sua taxa de conversão(8)!

Resumindo, para evitar os carrinhos abandonados no seu site, esteja atento:

  • ao UX1e ao percurso de compra;

  • ao aspeto técnico do seu site;

  • à fase de check-out3.

Graças às nossas soluções de pagamento fracionado e à nossa experiência UX, ajudamos todos os comerciantes de comércio eletrónico a reduzir os seus carrinhos abandonados e a aumentar o seu volume de negócios. Oferecemos uma experiência única e intuitiva que pode adotar em apenas alguns segundos.


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