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Publicado a 04/10/2023

Alta tecnologia e pagamento em prestações | Uma combinação vencedora para impulsionar as vendas

A indústria da Alta Tecnologia é conhecida pela sua evolução constante, com uma inovação desenvolvida após a outra à velocidade da luz. Porém, devido à escassez nos abastecimentos e à inflação crescente, atualmente o mercado está mais complexo. Como a Deloitte destacou nas suas previsões para 20231, o setor vai ter de fazer mais com menos! Como estas questões afetam o comportamento de compra do consumidor? Que estratégias as empresas no setor podem implementar para ultrapassar estes desafios? Abaixo falamos mais sobre soluções e oportunidades para as empresas de Alta Tecnologia neste mercado complexo.


Alta tecnologia e pagamento em prestações Alta tecnologia e pagamento em prestações

Escassez de materiais vs. boom de produtos recondicionados | Setor da Alta Tecnologia sob pressão

O setor da Alta Tecnologia está a passar por uma fase difícil! A escassez de matérias-primas2 e o aumento dos preços dos componentes colocaram o mercado sob uma grande tensão nos últimos anos. Inevitavelmente, este aumento súbito dos custos passou para o preço de compra de novos produtos de alta tecnologia. Por exemplo, o preço médio de um smartphone aumentou cerca de 40 %3 em 6 anos!


Contudo, existem outros motivos para este aumento acentuado nos preços dos smartphones. Em primeiro lugar, o modelo de mercado mudou. Enquanto, no passado, as operadoras telefónicas comparticipavam o custo inicial dos telefones, este já não é o caso para a maioria das empresas atualmente. A mudança para um modelo com custos inferiores significa que já não podem oferecer tantos subsídios como antes. Os subsídios representavam apenas 21 % do custo total de pacotes em 2021, em comparação com 83 % em 20124 !


Em segundo lugar, os fabricantes adotaram uma estratégia diferente, oferecendo smartphones cada vez mais caros. O preço médio de um smartphone Apple aumentou 7 % no terceiro trimestre de 2022. Durante o mesmo período, o preço de um telemóvel Samsung aumentou 2%. Um exemplo notório é o do iPhone 13 Pro, que custa 1159€ para o seu modelo de 128 GB, enquanto o preço do seu sucessor aumentou para 1329 € (com escassez equivalente). A Counterpoint5 confirmou que a diminuição de envios de smartphones (diminuição de 12% em relação ao ano anterior no terceiro trimestre em 2022) foi amplamente compensada pelo aumento do preço médio do smartphone, devido à tendência crescente de smartphones 5G e de um mercado focado em modelos premium.


Como reagiram os consumidores a esta situação? A sua reação foi clara: optam cada vez mais por produtos recondicionados, especialmente porque são mais económicos. De acordo com um estudo da YesYes6, 44% dos franceses já compraram um produto recondicionado (e este valor chega aos 54% entre a faixa etária 18-34 anos). A venda de smartphones recondicionados representou cerca de 7% da quota de mercado em 2017, mas espera-se que ultrapasse os 14% em 2023!


Escassez de materiais vs. boom de produtos recondicionados

Como os preços mais elevados estão a afetar o setor da Alta Tecnologia?

O caso do iPhone e os preços crescentes no setor dos telemóveis


A indústria dos telemóveis é uma das subcategorias do setor da Alta Tecnologia mais afetado pela inflação. Tomando o iPhone como exemplo, os preços dos últimos modelos estão constantemente a aumentar, tornando-os cada vez mais caros para os consumidores. De acordo com um estudo da Self7, os preços do iPhone aumentaram 72% desde o seu lançamento, em 2007. Os preços aumentaram até 10% mais do que as taxas de inflação locais! Por isso, perto de 22% dos franceses8 gostaria de usar o pagamento em 3 ou 4 prestações14 quando comprasse o seu próximo smartphone (recondicionado ou não).


Som e Imagem: o impacto nas Smart TV


O mercado de som e imagem também está a sentir os efeitos da inflação. Em especial, as Smart TV observaram um aumento significativo no preço, especialmente devido à escassez de componentes. Como a SP Global9 indica claramente, «a inflação acalmou a procura global de Smart TV no quarto trimestre de 2022 porque os envios caíram para mínimos dos últimos cinco anos.»


Computadores: Mac e inflação


A inflação também está a afetar o mercado informático. A pandemia e a adoção generalizada do trabalho remoto originaram um aumento da venda de computadores. Contudo, no início de 2023, as vendas estavam em queda livre, com uma diminuição de 29%10 em comparação com o início de 2022. Até a Apple, que tem vindo a ter melhores resultados do que os seus concorrentes, indicou uma diminuição de 40% nas vendas de Mac! 


Eletrodomésticos: as vendas continuaram estáveis, apesar do aumento dos preços


O setor dos eletrodomésticos também tem de lidar com a inflação e com o aumento dos preços dos componentes. Todas as habitações francesas estão equipadas com 7 máquinas e 17 pequenos eletrodomésticos, em média. De acordo com a GFK11, em 2022, as vendas diminuíram 2,1%, com uma queda mais acentuada para pequenos eletrodomésticos (4,8%).


O desafio da experiência do utilizador

BNPL12 para aumentar as vendas

Pagamento em 3 ou 4 prestações


É claro que o efeito da inflação é uma diminuição no poder de compra, que origina uma alteração no comportamento do consumidor. A popularidade crescente de produtos recondicionados é um exemplo perfeito deste fenómeno. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do preço e procuram minimizar os seus gastos. Como encorajamos estes clientes indecisos a dar o passo e comprar este produto fantástico de última geração? A solução é oferecer o pagamento em 3 ou 4 prestações!


É aqui que o BNPL12 (Buy Now Pay Later) entra em ação! Se os consumidores tiverem a opção de dividirem os seus pagamentos por 3 ou 4 meses, podem fazer compras que, de outra forma, não fariam sem esta solução de pagamento. Desta forma, o BNPL12 torna-se um impulsionador de crescimento para o seu negócio, ajudando a manter vendas estáveis apesar de quaisquer flutuações na economia. Esta abordagem omnicanal é adequada para todos os tipos de lojas e sites de e-commerce, independentemente de ser um pure player15 ou um multiespecialista.


«O BNPL12 é um impulsionador essencial para ajudar os nossos clientes a passarem para a gama alta. As estatísticas falam por si: estes métodos de pagamento duplicam o valor médio do cesto do cliente.»


Maxime Gainnier – Marketing Manager, SFR Mobile Services


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Uma solução experimentada e testada


Na FLOA, temos o prazer de trabalhar com muitos comerciantes de Alta Tecnologia: Cdiscount, SFR, Welcom, Fnac/Darty, Save, Hubside, Certideal, Easy Cash, Happycash, entre outros. Com a nossa experiência em soluções de Pagamento Diferido, a taxa de conversão entre alguns parceiros aumentou 20%13. Em média, estes parceiros indicam um aumento de vendas de 10%13.


As Nossas Histórias de Sucesso: Estudo de caso Parceiros


BNPL para aumentar as vendas

Pagamento em 3 ou 4 prestações | A solução ideal para ultrapassar os desafios do setor da alta tecnologia

Na FLOA, oferecemos soluções de pagamento flexíveis, tornando mais fácil para os consumidores comprarem produtos novos ou recondicionados. Ao oferecer aos clientes a opção de pagar os seus smartphones ou TV a prestações, aumentam as vendas e colmatam as suas necessidades.


Sabemos quão importante é para si, como comerciante, saber que receberá o valor total devido e com a maior brevidade possível. É por isso que nos comprometemos a pagar-lhe o valor total no prazo de 48 horas16, independentemente do valor das prestações. O que é ainda melhor é que assumimos o risco de falta de pagamento! Por isso pode usufruir de total paz de espírito, ao mesmo tempo que oferece aos seus clientes uma solução de pagamento flexível e segura.


BNPL12 é a solução perfeita para aumentar as suas vendas neste mercado em rápida expansão. Decidir disponibilizar o pagamento em 3 ou 4 prestações FLOA significa oferecer flexibilidade e facilidade de compra aos seus clientes, para ajudá-los a navegar pelo mundo da alta tecnologia com confiança. Solicitar uma demonstração!


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