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Publicado a 16/10/2023

Pagamentos fracionados1 | O novo fenómeno de consumo na Europa

Que hábitos de pagamento irão os consumidores adotar no futuro? A 2ª edição do barómetro Kantar — FLOA revela uma tendência subjacente: o aumento dos pagamentos em 3 ou 4 prestações. À medida que a inflação pressiona o poder de compra das famílias, estas soluções de pagamento surgiram como uma nova opção de financiamento num mercado que dá cada vez mais prioridade a bens mais sustentáveis e premium. 

 

O resultado? Quase metade de todos os europeus utilizou soluções Compre Agora, Pague Depois. Estas soluções flexíveis e simples facilitam a compra. A FLOA irá orientá-lo através dos resultados deste estudo examinando a proeminente solução Compre agora, Pague depois (BNPL). 


Pagamentos fracionados Pagamentos fracionados

Pagamento em 3 ou 4 prestações: nova solução de financiamento

O estudo FLOA-Kantar mostra que cada vez mais consumidores estão a optar pelo fracionamento em 3 ou 4 vezes e pelo pagamento diferido. Atualmente, estas soluções são utilizadas por 43% dos europeus, o que representa um aumento de 8 pontos em comparação com o estudo de 2021 que colocava esta taxa em 35%.


Preferências de pagamento de acordo com o país


O estudo também revela significativas disparidades nos hábitos de pagamento na Europa:


  • Em França, Espanha e Portugal, o pagamento em 3 ou 4 prestações é particularmente popular, com quase um terço dos indivíduos (32%) a utilizá-lo regularmente.

  • Na Alemanha e na Áustria, os consumidores preferem o pagamento diferido, com mais de metade (59,5%) a utilizar regularmente este método. Estes países ultrapassaram a Bélgica e Portugal, que estavam entre os maiores utilizadores do pagamento diferido em 2021.

Compre agora, Pague depois (BNPL) 


Face ao aumento da inflação, 44% dos europeus inquiridos estão a considerar utilizar o pagamento em 3 ou 4 prestações para ajudar a gerir o seu orçamento. Esta tendência é particularmente acentuada em França (55%), Espanha (58%) e Itália (62%).


As soluções Compre agora, Pague depois, incluindo o pagamento fracionado1, estão a tornar-se opções de referência para lidar com despesas imprevistas, como a compra de eletrodomésticos (39%) ou despesas domésticas (31%). Também constituem uma forma de uma pessoa se «mimar» com produtos de alta tecnologia (38%) ou viagens (35%).


Embora este estudo da FLOA-Kantar mostre disparidades na utilização entre os países, também demonstra que os europeus estão a adotar estas soluções de pagamento, que, por sua vez, vão ao encontro de expetativas cada vez mais específicas.


Nova solução de financiamento

O desafio para os comerciantes: integrar o BNPL2 no percurso de compra

A crescente popularidade do BNPL2 nas preferências dos consumidores


Na verdade, os consumidores adotaram o hábito de diferir os pagamentos, ao ponto de se tornar um argumento de venda para alguns comerciantes. E não é surpreendente quando olhamos mais atentamente para os números. Na verdade, quase um terço (30%) dos europeus afirmam que os métodos de pagamento são um fator na escolha de um retalhista. Isto é quase tão significativo quanto a reputação do retalhista (32%)!


Em França, 7 em cada 10 utilizadores estariam dispostos a mudar para um retalhista diferente para usufruir de um pagamento em 3 ou 4 prestações ou pagamento diferido.


Enfrentando o desafio da experiência do cliente


Estes resultados sublinham a importância de os retalhistas oferecerem soluções de pagamento em várias frações que se integrem perfeitamente na experiência de compra, seja online ou em lojas físicas. Quase metade dos europeus vê a ausência destas opções como um impedimento à compra.


No mundo cada vez mais digitalizado do comércio, a experiência do utilizador é um fator importante de sucesso. Portanto, é essencial compreender o que pode dificultar o processo de compra. O estudo destaca um aspecto importante desta questão: para 60% dos europeus, a exigência de descarregar uma aplicação móvel para concluir uma compra é vista como uma barreira. Estes números oferecem pontos de vista sobre os desenvolvimentos necessários para uma experiência de compra descomplicada.


O desafio para os comerciantes

A crescente popularidade do pagamento fracionado na Europa

«À medida que continua a expandir-se na Europa, e apesar das disparidades de utilização de um país para outro, este estudo revela expetativas cada vez mais específicas e elevadas em relação às soluções de pagamento. No atual contexto económico – marcado por restrições orçamentais familiares e pelo crescimento de hábitos de compra omnicanal – a personalização, a flexibilidade e a facilidade de utilização das soluções FLOA são ativos valiosos para o serviço ao consumidor»,


confirma Marc Lanvin, Vice-CEO da FLOA.


Os europeus têm cada vez mais em consideração as opções de pagamento quando escolhem um retalhista. Não deixe que a experiência do cliente na sua empresa seja uma barreira para a compra.Recorra à FLOA para beneficiar de soluções de pagamento flexíveis e personalizadas, adaptadas às tendências atuais do consumidor.


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