Um crédito compromete-o e deve ser reembolsado. Verifique as suas capacidades de reembolso antes de se comprometer.

Publicado a 28/08/2023

Abordagem da FLOA para evitar a fraude com cartão bancário

Desde a chegada do comércio eletrónico, a fraude com cartão bancário online tem vindo a aumentar. Na FLOA, fazemos tudo ao nosso alcance para evitar este tipo de fraude, tanto quanto possível.  

 

Este trabalho é principalmente realizado pelas equipas de Jean-Baptiste Boix, responsável da divisão de fraude. Para ele e para a sua equipa, é uma questão de honra protegê-lo de ameaças externas e ajudar os clientes que, infelizmente, são alvo de fraudadores.  


Evitar a fraude com cartão bancário Evitar a fraude com cartão bancário

Fraude com cartão bancário: a importância de prever e monitorizar a atividade fraudulenta

Em 2020, em França, o dinheiro perdido através da fraude bancária ascendeu a 525 milhões de euros. Na FLOA, pretendemos limitar o risco de ameaças externas para proteger os nossos clientes a todo o custo. Para isso, dependemos da previsão e da monitorização da atividade fraudulenta.


Na prática, isto envolve ferramentas digitais para melhor analisar as atitudes do utilizador.


- Utilizamos o editor Pindrop para ajudar a combater a fraude telefónica. Este software de segurança de dados identifica especificamente as chamadas recebidas para detetar possíveis incidentes de fraude por voz. Embora seja evidente que os fraudadores abundam na internet, são cada vez mais aqueles que recorrem às fraudes telefónicas. Em França, 21% das fraudes praticadas envolveram vítimas que receberam uma oferta por telefone1.


- Dataiku é utilizado para gerar modelos de previsão para identificar comportamentos de compra atípicos. Em termos mais gerais, esta ferramenta também é utilizada para produzir pontuações de crédito ou para segmentar grupos de clientes.


- Neo4J é uma base de dados gráfica que ajuda a detetar fraudes através da consulta ou ligação de dados.


Toda a informação destes estudos e análises é inserida no nosso sistema de previsão. Desta forma, podemos tomar medidas antes dos incidentes, para travar a ameaça antes de algo acontecer.


«O nosso trabalho é ajudar a proteger o próprio banco de ameaças externas, mas também ajudar os clientes. Graças à digitalização, conseguimos melhorar a nossa capacidade de previsão, detetando os mais pequenos sinais de alerta dos clientes. Identificamos os comportamentos e percursos geralmente pouco habituais para clientes honestos, e que são típicos comportamentos dos fraudadores. Isto melhora o nosso sistema de previsão.»


- Jean-Baptiste Boix, Responsável da Divisão de Fraude

Fraude com cartão bancário

Combinar a IA2 com o poder humano para combater a fraude com cartão bancário

Na FLOA, também optámos por usar Aprendizagem Automática3 e IA2 para identificar comportamento suspeito e reduzir a taxa de fraude. Os resultados são indiscutíveis: embora as tentativas de fraude tenham aumentado 30% no espaço de um ano4, as nossas ações reduziram-nas em 50%4. A adoção desta metodologia ajudou-nos a identificar melhor e a evitar o comportamento fraudulento.


Na FLOA, acreditamos que a chave para a deteção de fraude é uma atitude inovadora e, acima de tudo, a capacidade de adaptação constante. E com boas razões! Os fraudadores estão constantemente a encontrar formas de contornar as barreiras de proteção implementadas pelas instituições. Essas barreiras podem facilmente tornar-se obsoletas, e é por isso que o reforço constante da sua segurança interna é muito importante. Optámos assim por trabalhar com as empresas mais inovadoras para atingir este objetivo. Ao mesmo tempo, também estamos a recrutar novos talentos que, com o seu vasto conhecimento e competências, têm a capacidade de criar um ecossistema seguro que evita, na medida do possível, a fraude com cartão bancário.


«A fraude tornou-se profissionalizada e industrializada. A nossa equipa de prevenção de fraude cresce ano após ano: temos agora 11 pessoas na Divisão Operacional e na Divisão de Análise. A tecnologia permitiu-nos automatizar determinados processos para maximizar o valor humano acrescentado nas tarefas estratégicas e uma análise mais sofisticada.»


- Jean-Baptiste Boix, Responsável da Divisão de Fraude

Poder humano para combater a fraude com cartão bancário

Manter a cabeça fria num contexto de fraude com cartão bancário: o método FLOA

No total, 1,4 milhões de cartões franceses estiveram envolvidos em, no mínimo, uma tentativa de fraude em 2020, um aumento de 2,26 % em relação a 20195. Os piratas informáticos têm vindo a desenvolver sistemas cada vez mais engenhosos e criativos para roubar dinheiro através deste método de pagamento:


- spoofing: o fraudador finge ser alguém no banco para obter os dados de login do banco da vítima;


- skimming: o burlão rouba os dados do cartão bancário do cliente quando este faz um levantamento numa caixa Multibanco;


- Fraude de Controlo da Conta: o criminoso acede à conta bancária da vítima e assume o controlo desta, etc.


Além disso, cada vez mais criminosos têm vindo a unir forças para realizar operações de fraude a larga escala e extorquir quantias cada vez mais elevadas. Nesses casos, não estamos a lidar com um burlão, mas sim com dezenas, e podem estar envolvidos montantes consideráveis.


No entanto, independentemente da situação que enfrentam, as nossas equipas mantêm sempre a calma. A melhor forma de combater a fraude com cartão bancário é ser meticuloso e organizado ao procurar soluções adequadas para combater estes ataques.


«A fraude bancária é cada vez mais praticada por redes organizadas capazes de efetuar operações em grande escala. Na FLOA, a serenidade é fundamental, independentemente dos valores em causa ou das situações enfrentadas... Procuramos manter a cabeça fria e permanecer calmos e metódicos. Somos capazes de adotar as medidas adequadas de acordo com o nível de risco, com o objetivo de encontrar o equilíbrio certo entre maior segurança e percursos simplificados para os clientes.»


- Jean-Baptiste Boix, Responsável da Divisão de Fraude

Manter a cabeça fria

Assumir a responsabilidade pela fraude sem afetar os comerciantes

Apesar da nossa abordagem profissional, das ferramentas de ponta utilizadas e da nossa metodologia, não existe risco zero quando se fala de fraude com cartão bancário. Apesar dos desempenhos impressionantes neste domínio, o mercado da fraude está em constante crescimento. Consequentemente, em caso de perda, assumimos total responsabilidade de acordo com a regulamentação aplicável.


O nosso papel é apoiar os nossos parceiros comerciantes e garantir que eles podem realizar o seu trabalho em total segurança. Quaisquer potenciais danos são cobertos pela FLOA. Em seguida, utilizamos cada caso de fraude como um caso prático adicional para reforçar os nossos processos e limitar os ataques.


«O mercado da fraude está a crescer 20 a 40 % por ano - é exponencial e não vai parar tão cedo. Na FLOA, há vários anos que temos vindo a observar uma diminuição da fraude em cerca de 30% por ano. E quando apesar deste excelente desempenho, se registam perdas, nós cobrimo-las. O nosso papel, enquanto parceiro dos nossos clientes comerciantes, é proteger os seus negócios. »


- Jean-Baptiste Boix, Responsável da Divisão de Fraude

Assumir a responsabilidade pela fraude

Solicite uma demonstração

Pretende experimentar a oferta FLOA Pay? Contacte as nossas equipas para uma demonstração em direto do nosso serviço:

Solicite uma demonstração

Bem-vindo ao blogue FLOA Pay!

Bem-vindo ao nosso blogue! Foi concebido para o acompanhar no dia-a-dia. Aqui, descodificamos as tendências do pagamento, partilhamos as boas práticas observadas em todos os nossos parceiros, transmitimos inspiração com projetos surpreendentes! Tudo isso no FLOA!

Eles confiam em nós !

Solicite uma demonstração

Pretende experimentar a oferta FLOA Pay? Contacte as nossas equipas para uma demonstração em direto do nosso serviço:

Solicite uma demonstração